Solbambá (1997)
Escute aqui as faixas do CD
1 - País da Música
2 - Besta
3 - Meta
4 - Samba Jara
5 - Revelação
6 - Os Brutos Também Amam
7 - Arrastão II
8 - Solbambá
9 - Azul Profundo
10 - Blues para Chet Baker Solidão
Um pouco sobre o disco
´´SOLBAMBÁ” mostra a outra faceta do músico responsável pelo bandolim e violão de aço do grupo Nó em Pingo D`Água: a de cantor. Neste primeiro disco solo, Rodrigo Lessa faz bonito. E traz mais algumas surpresas. Assina também como compositor, lletrista, arranjador e instrumentista, além de bancar a produção totalmente independente. O álbum “SOLBAMBÁ”, que teve o aval de Sérgio Cabral e Marcos Suzano é quase uma produção familiar. Nasceu quando Rodrigo e Thereza, sua irmã, descobriram que já tinham um punhado de músicas prontas: ele como compositor e ela letrista.
O irmão Pedro abraçou o projeto gráfico e trouxe, de quebra, Márcio Sequeiros. O próximo passo foi juntar os amigos instrumentistas que vivem no Rio de Janeiro. Olha só a nata da nata: Arthur Maia, Paulinho Trompete, Jacques Morelenbaun, Mário Séve, Eduardo Neves, Celsinho, Bororó e todo o Nó em Pingo D`Água. O mestre Sérgio Benevenuto fez a produção artística. Rodrigo Lessa fez um disco de primeira, com capricho e paixão. Parafraseando Marcos Suzano, “ bom `abeça ` ”.
Críticas
Sergio Cabral
Jornalista - Setembro/97
"... Como compositor Rodrigo vai além do criador de músicas bonitas. Na verdade seu trabalho abre novos e magníficos caminhos para a nossa música. Trata-se de uma obra d primeiríssima categoria brasileira inovadora e conta outra surpresa com um bom cantor para interpretá- la, o próprio Rodrigo Lessa."
Marcos Suzano
Percussionista - Setembro/97
"Compondo e tocando com paixão, inteligência e voracidade, Rodrigo Lessa nos apresenta esse trabalho que é bom " abessa". É música brasileira destemida e rompedora. Me orgulho de participado desse projeto"
Antonio Carlos Miguel
GLOBO - primeira página - 01/10/97-
".... Pedro Luiz, Celso Fonseca, Rodrigo Lessa e grupo Arranco de Varsóvia estão entre os representantes da Música Popular Carioca (MPC), novo gênero que mescla ou recria ritmoscomo samba, funk e o rap."
Lena Frias
Jornal do Brasil - 06/10/97
".... Um projeto musical em família com resutados muito bons... Aliás que bendito caminho esse dos independentes. Sem os compromissos e pressões mercadológicas naturais ás gravadoras de porte correm por uma linha de liberdade e experimentação que vem resultado em revelações surpreendentes. É esse o caso de "SOLBAMBÁ".
Antonio Carlos Miguel
GLOBO - 30/09/97
"Boa Estréia... Mostrando influências de Caetano, Jobim, Bosco, Blanc, o cantor, compositor e violinista Rodrigo Lessa estréia solo com Solbambá. É mais um representante da novo MPC..."
Jornal O Globo
04/10/1997
" ... Rodrigo Lessa surpreendeu como cantor e compositor no seu primeiro CD solo"
José Domingos Rafaelli
Revista Music Net - Dezembro/97
"... Batalhador talentoso que nada tem a prova como instrumentista, aqui ele se aventura por território vocal inexplorado com o pé direito, interpretando canções de sua autoria, com letrasdele e de sua irmã Thereza Lessa. Ótima estréia como cantor..."
Revista Backstage
01/12/97 - CEC
"... Bom á Beça..."