parallax background

Das ilhas mestiças

December 7, 2007
Rueira – 2018
March 4, 2018
Fora de esquadro – 2004
December 7, 2004

Das Ilhas Mestiças - 2007

Entrevista para o site novomundo

Alberto Costa e Silva apresentou o disco com este texto.

Depoimento de Rodrigo Lessa

Sobre o Ilhas Mestiças

Diário de viagem - Cabo Verde

Críticas sobre o CD

Dilma Roussef


Recebeu em 16 de maio de 2013 da Presidente Dilma Roussef a comenda de Cavaleiro da Ordem do Rio Branco pela importância do cd na aproximação cultural entre o Brasil e a Africa.

Hermano Viana


No mundo encantado dos livros didáticos de escola (bota aí doses cavalares de etnocentrismo), algumas civilizações ocupam um lugar congelado no imaginário popular: o Egito deixou de existir no noticiário logo após Cleópatra, gregos usam escudos e lanças até hoje e Cabo Verde é aquele lugar exótico que servia de entreposto para os escravos que Portugal levava ao Brasil colônia. Toda essa lenga-lenga é para destacar o 'sacode' que o compositor e bandolinista Rodrigo Lessa dá no marasmo ao lançar o quinto álbum autoral da carreira, Das ilhas mestiças.

O CD, que tem 12 faixas inéditas, estabelece hoje um diálogo musical entre Rio de Janeiro, Cuba e o arquipélago de Cabo Verde – sim, a mesma Cabo Verde ignorada dos noticiários e refém dos livros escolares.O prenúncio do que estava por vir pode ser conferido aqui mesmo no Overmundo. Ano passado, Lessa publicou no site uma espécie de diário de bordo – em que relatava a experiência de ter feito uma viagem até Cabo Verde para captar participações de músicos locais.

Para quem não leu, vale resgatar o texto e curtir desde fatos inusitados aos detalhes dos encontros com alguns artistas. Momento Quizz: você sabe qual a capital de Cabo Verde? Tem lá no diário. Mas este texto é só uma introdução. Para falar do novo álbum, ninguém melhor que o próprio Rodrigo Lessa. Em entrevista via Skype, ela fala da viagem, das inspirações, do elo cultural entre Cuba, Cabo Verde e Brasil e conta como foi feito o disco. Clique no botão ao lado e ouça.

Paulo Moura

Depoimento de Paulo Moura sobre música Rala Coxa, gravada por ele em seu cd Estação Leopoldina, tema que conceituou a feitura do das Ilhas Mestiças


A música brasileira se assemelha muito ao estilo musical centro-americano, como o cubano. Por isso, gravei Bananeira, do João Donato, que é um dos expoentes brasileiros neste estilo. Convidei também o Rodrigo Lessa para tocar uma composição dele, Rala coxa, uma das minhas preferidas deste disco, porque tem um ritmo bem próximo do que se toca no Cabo Verde.”

Antonio Carlos Miguel

O Globo - 15/05/2007


Para Onde vai a música instrumental Brasileira?”. Internet é um dos caminhos para quem quer achar a ótima produção independente no setor. Também tangenciando o universo do choro, em Das Ilhas Mestiças o bandolinista e compositor Rodrigo Lessa procura aproximar as tradições do Rio, Cuba e Cabo Verde. Bela Sacada...

Hermano Viana

Site Overmundo - 09/09/2007


Sou muito fã desse disco!

Tárik de Souza

Jornal do Brasil - 04/06/2007


Rodrigo Lessa acerta ao misturar ritmos Lusos, Cubanos e Brasileiros.

Luis Fernando Vianna

Folha de São Paulo - 01/06/2007


Formado no choro e com passagens expressivas pelo samba e outras bossas nacionais, o bandolinista e violonista Rodrigo Lessa da um passo além de fronteiras e mistura Cuba e Cabo Verde ao Brasil neste novo cd... melhor do que panfletos as músicas mostram como são fortes e naturais nossos elos com o Caribe e África”.

Teresa Albuquerque

Correio Braziliense-Brasilia - 25/07/2007


Ótima sacada do compositor.Das Ilhas mestiças começa e termina com duas músicas bem representativas , que encurtam a distânica entre os três paises.

Janaina Cunha Melo

Estado de Minas, Belo Horizonte - 30/08/2007


Fusão natural. O compositor e bandolinista faz a ponte entre as músicas do Brasil, Cuba e cabo verde, ressaltando o que existe de comum e como uma interfere na outra. Caldeirão de Ritmos. O trabalho,com 13 faixas, reúne várias propostas de misturas rítmicas e reforça a compreensão de que a música pode e deve ser um fenômeno muito mais universal que local, apesar das idiossincrasias de cada cultura..

Edgar Augusto

Diário do Pará - 12/07/2007


Trata-se de um vôo solo radical... debaixo de um impressionante trabalho autoral. Decididamente ainda há vida fonográfica inteligente.

Mauro Ferreira

O Dia-RJ - 01/06/2007


Os arranjos valorizam o conceito do cd!

Jornal do Comercio

Rio de Janeiro - 03/062007


Vale conferir músicas como Sem vergonha, Equador e Ilhas mestiças , em que lessa faz uma verdadeira viagem musical por meio de uma seqüência impar de ritmos.

Marco Pólo

Revista Continente - Setembro 2007


O CD Das Ilhas Mestiças , de Rodrigo lessa, é uma feliz mistura de samba, choro , ritmos caribenhos e africanos com pitadas de melancolia lusa. Algumas músicas ,como Calango Mindelo, que abre o CD, instauram conversas entre os sopros graves e cordas agudas;as melodias tem progressões dissonantes que estabelecem surpresas uma atrás da outra e , ora meditativo,ora francamente dançantes, o disco encanta o ouvinte.

Ricardo Marchesan

Revista acústico - Setembro 2007


Rodrigo Lessa encurta as distancias entre o Brasil e o mundo!

Marta Simões

Tribuna da Imprensa - 28/05/2007


O Som que vem do Atlântico Negro. Rodrigo Lessa une diferentes sonoridades em Das Ilhas Mestiças... Boa Conversa de quem tem muito a trocar .

Tribunal da Imprensa

09/07/2007


Gravado entre Rio e Lisboa, o quinto disco de Rodrigo Lessa, mistura harmoniosamente ritmos do Cabo Verde, Cuba e Brasil em 13 faixas de sua autoria. O resultado é um trabalho de alta musicalidade, escorado em um bom time de músicos... Uma rica viagem pela musicalidade latina.