Feito à mão (2002)
O que você encontra em "Feito à mão"
O compositor, cantor, instrumentista e arranjador RODRIGO LESSA lançou seu segundo CD solo - “Feito a Mão”, que conta com as participações especiais de D. Ivone Lara e Joyce. Neste novo trabalho, além de reafirmar sua especialidade em criar inusitados caminhos para choros e sambas, como na música “Ela”, uma homenagem à Elis Regina interpretada por Joyce, RODRIGO ousa outras viagens. Decola ao encontro das sonoridades afro-caribenhas em “Aldeia”, na voz emocionante de Dona Ivone Lara, passa pelo reggae em “Xis do charme” e chega à milonga em “Etérea”.
Passeia pelo blues na envolvente “Voyeur”, em dueto com Andréa França, e desagua no funk instrumental árabe “Mouro amor”, ao lado do cantor português Janita Salomé. Reverencia a pura malandragem carioca no maxixe “Casa de Pensão”, visita o samba- funk “Patifaria” (com o qual , foi um dos 48 finalistas do Festival da Música Brasileira da TV Globo no ano passado) e aterrissa na balada jazzística instrumental “À deriva”.
Escute aqui as faixas do CD
1 - Chinelão da madrugada (Eduardo Neves / Rodrigo Lessa)
2 - A do santo é sagrada (Rodrigo Lessa / Mauro Aguiar)
3 - Aldeia (Rodrigo Lessa / Mônica Sinelli)
4 - Casa de pensão (Rodrigo Lessa / Mauro Aguiar) (
5 - Patifaria (Rodrigo Lessa)
6 - Voyeur (Rodrigo Lessa / Thereza Lessa)
7 - Meu fraco é perfume (Rodrigo Lessa / Eduardo Neves)
8 - Ela (Rodrigo Lessa / Thereza Lessa)
9 - O xis do charme (Rodrigo Lessa)
10 - Etérea (Rodrigo Lessa / Mauro Aguiar)
11 - Mouro Amor (Rodrigo Lessa)
12 - À deriva (Rodrigo Lessa)
Acesse a Ficha Técnica do Disco
Críticas
Hildegard de Angel
O GLOBO - 23/09/2002
"Quem chegou mais cedo ao show do Elba, domingo na Canecão, teve uma grata surpresa: Rodrigo Lessa e sua banda ,apresentando as músicas do Feito à Mão. Uma rapaziada talentosa e disposta, com tudo prontinho para cair no gosto do mercado”
Antonio Carlos Miguel
O GLOBO - 18/09/01
"Feito com talento. Boas canções, tendo como base o samba e o choro, sustentam Feito a Mão, segundo CD do compositor e bandolinista RODRIGO LESSA. Aldeia, com Dona Ivone Lara, e as instrumentais Meu fraco é Perfume e À deriva destacam-se."
Mauro Ferreira
O DIA - 17/09/01
"Integrante do conjunto Nó em Pingo D`Água, o bandolinista e violonista RODRIGO LESSA se firma como compositor em um agradável CD, que reúne Dona Ivone Lara e Joyce em Aldeia e Ela, respectivamente."
Luiz Fernando Vianna
SITE www.no.com.br - 28/09/2001
"Feito à mão" tem sambas-crônicas leves, área em que o violonista e bandolinista trafegar bem; há faixas instrumentais, duas delas choros de boa cepa, com participação de gente do Nó; e ainda há músicas românticas ou sociais com maior poder de fogo, mostrando um compositor mais maduro. O disco começa e termina batendo continências instrumentais para Guinga. "À deriva" é um passeio melancólico por ambientes de solidão guiado pelo flugelhorn milesiano de Nilton Rodrigues. A dupla Rodrigo/Eduardo acerta em "Meu fraco é perfume", choro bem armado para o bandolim do protagonista brilhar. Na área das músicas letradas, a rubrica samba-crônica pode abraçar pelo menos três faixas: "A do santo é sagrado" (letra de Mauro Aguiar); "Casa de pensão" (também Mauro); e a melhor, o delicioso samba-roc "Patifaria", que disputou aquele festival da Globo no ano passado. Além de provar levar jeito para os sambas leves, Rodrigo também exibe amadurecimento na área social, fazendo de "Virado pra lua" (letra de Mauro) um balançado e inspirado samba sobre meninos de rua. Ele acerta no lamento de acento árabe "Etérea" (letra de Mauro), com notas longas e versos curtos de coçar as veias com adaga. "Feito à mão" exibe um Rodrigo Lessa compondo e cantando melhor, de volta ao choro mas, sem deixar de investigar caminhos novos, menos didático e mais prazeroso. Assim caminha a maturidade."
Gazeta Mercantil
18/09/01 - Dó-Ré-Mix
“Dizer que Rodrigo toca choro e samba é pouco. O violonista, que é integrante dos grupos Nó em Pingo D’Água e Pagode Jazz Sardinha’s Club, ultrapassa fronteiras, com muita habilidade, para fazer um som brasileiro com elementos de reggae, blues, funk, dá um toque árabe completa com a sonoridade afro caribenha”
Site www.paginadamusica.com.br
Janeiro de 2001
“...Rodrigo Lessa é intérprete virtuoso e chega a um segundo disco mostrando que a música brasileira é mesmo uma caixa imensurável de talento.”
Maria Fortuna
Revista Backstage - Novembro de 2001
"Disco de Rodrigo lessa é garantia de, pelos menos dois elementos: bom gosto e ótimos músicos.O disco é uma delícia e obrigatorio na discoteca dos amantes dos generos ,choro e samba"
Toninho Spessoto
31/01/02 - SITE www.jornalmovimento.com
“Navegando do choro ao samba clássico, traz belas sonoridades, que remetem tanto a saraus quanto a animadas rodas de choro ou a um autêntico pagode de fundo de quintal. Todo o repertório é exemplar... O trabalho de Rodrigo Lessa é coeso, bem balanceado e cativante. Merece ter cada acorde ouvido com muita atenção. É impossível não se encantar”
Mauricio Gouvea
International Magazine / Novembro 2001
"Rodrigo Lessa tem sido sempre um certificado de garantia ais trabalhos em que da sua contribuição... Todo refinamento harmônico que Rodrigo confere aos temas não elimina a malandragem de certas faixas como é o caso de Patifaria que o artista defendeu no Festival da Música Brasileira ( rede Globo 2000). Feito à Mão continua a trajetória iniciada com Solbambá, com a vantagem apresentar um compositor mais maduro, confiante, transparecendo em cada tema a sua alegria de estar vivendo de música."
Ranulfo Pedreiro
Folha Londrina - Dia 21/11/01
"Feito à Mão é sério e divertido, malandro e competente"