parallax background

so depois da elsebeth

November 7, 2024
El Suinguer - Rodrigo Lessa e Sexteto Sucupira - Capa
EL SUINGUER
August 9, 2024

SÓ DEPOIS DA ELSEBETH - Rodrigo Lessa e Sexteto Sucupira

 

Escute aqui o single:

Ouça aqui a Só Depois da Elsebeth - Rodrigo Lessa e Sexteto Sucupira:


Release

RODRIGO LESSA E SEXTETO SUCUPIRA lançam Só Depois da Elsebeth
Um elogio da mistura O antropólogo Hermano Viana escreveu no encarte do primeiro disco do Pagode Jazz Sardinhas Club grupo que Rodrigo Lessa foi fundador e compositor a lado de Edu Neves de vários temas. ” Mistura e manda! Quem mistura é quem manda na batucada. Nos anos 70, criou a confusão urbana suburbana rural. Duas décadas depois o Pagode Jazz Sardinhas Club lança este disco, que, para voltar a falar de nomes poderia muito bem se chamar confusão local, global e periférica” Quando Rodrigo Lessa foi convidado pelo flautista do Sexteto Alexandre Bittencourt, para produzir o primeiro disco do Sexteto Sucupira sentiu uma grande afinidade estética com o trabalho do sexteto. A afinidade se expressa em uma visão de mundo, no entendimento do significado da música Brasil como fundadora do sentido da verdadeira essência da alma brasileira, ( da pra desenvolver isso melhor) No trabalhos do Sexteto Sucupira, com seu Forro Jazz Cigano Tropical, eles misturam influências da música árabe (herança ancestral nossa via península ibérica) com o baião e os ritmos nordestinos, em seu segundo disco paisagens latinas exploraram os ritmos e estilos musicais dos países sul americanos. Rodrigo Lessa além de seus trabalhos no Nó Em Pingo D’água e Pagode Jazz Sardinha,s Club sempre esteve comprometido em mestiçar as linguagens instrumentais cariocas, em 2007 lançou seu disco Das Ilhas Mestiças cujo trabalho misturou as músicas brasileira com as de cabo verde e cuba.

A diferença entre o trabalho do Rodrigo Lessa e do Sexteto Sucupira é que o primeiro baseou suas misturas mais focado na música carioca e o segundo na música nordestina, todavia existem muitos pontos em comum entre eles: interesse pela música árabe , tocar cuidando do um suingue dançante , a inclusão de visões culturais geopolíticas e sobretudo, o elogio da mistura . Os dois artistas procurar criar elos e pontes entre mundos culturas musicais que não estão aparentes para a maioria das pessoas. A mistura entre culturas musicais é civilizatória, é dialogo, é escuta e afeto. Em Só depois da Elsebeth, já gravada pela Orquestra de Cordas Brasileiras, Rodrigo Lessa explorou os pontos comuns rítmicos com entre o tango e o baião e escreveu um arranjo inédito pro Sexteto Sucupira. Tango e baião conversam nessa música que começa, em sua parte A, com um tema Piazzolistico sendo respondido por frases com sotaque nordestino. As partes B e C tem um sotaque nordestino e na parte D, num cânone batizado de Exu Buenos Aires, há um encontro polifônico com os dois fraseados: tangueiro e nordestino sendo tocados simultaneamente com uma levada de coladeira ( cabo verdiana). A musica é um espaço de trocas e conversas entre as culturas e é disso que trata essa musica e ganhou em sua coda um lindo improviso do bandolinista Ruda Braun. 

Ficha Técnica

Composição e arranjo - Rodrigo Lessa
Alexandre Bittencourt - sopros
Claudio Lima - bateria
Lucas Videla - percussão
Rodrigo Lessa - bandolim
Rodrigo Villa - baixo
Rudá Brauns - bandim
Will Magalhães - guitarra

Gravado ao vivo no estúdio Cia dos Técnicos / Rio de Janeiro
Pós produção / mixagem e masterização - David Brinkworth
Produção executiva - Cláudio Lima / Rodrigo Lessa / Will Magalhães
Imagens - Adriana Brant / Fernanda Santanna / Hilreli
Capa - Adriana Brant
Edição e finalização do vídeo - Lucas Bertolino

Fotos